Este recurso é aplicado para usuários que necessitam gerar relatórios Maker e contêm servidores aplicados para gerenciar relatórios. Para o ambiente Linux, será necessário um servidor Windows.
Para instalação do Servidor de Relatórios, utilize o arquivo Servidor de Relatórios.exe (disponível aqui) e siga os passos do assistente de instalação.
Após a instalação, o serviço chamado Servidor de Relatórios 3 (Softwell Solutions) será criado e iniciado automaticamente no Windows.
ReportServer.exe - Executável responsável pelo gerenciamento das requisições e controle de geração dos relatórios, este executável “chama” várias instâncias do ReportEngine.exe.
A partir desta versão, o arquivo MakerReports.ini deixou de existir, dando lugar ao arquivo Reporting.conf. Neste arquivo constam os seguintes parâmetros:
MinWorkers - Quantidade mínima de ReportEngine.exe que serão alocados em memória RAM. Valor padrão: 2.
MaxWorkers – Quantidade máxima de ReportEngine.exe que serão alocados em memória RAM. Toda vez que uma requisição vier ao ReportServer.exe e não houver ReportEngine.exe disponível, um novo processo será criado para atender à requisição. Valor padrão: 5.
IdleTimeOut – Tempo máximo de inatividade de um ReportEngine.exe, sempre que houver mais ReportEngine.exe alocados em memória RAM do que o definido no parâmetro MinWorkers e estes atingirem o tempo de inatividade definido, o ReportServer.exe irá retirá-los da memória RAM. Valor Padrão: 300 (Unidade utilizada: segundos).
RecycleCount - Quantidade máxima de relatórios que podem ser gerados em cada ReportEngine.exe, quando o número de relatórios chegar ao valor definido neste parâmetro, o processo do executável ReportEngine.exe será encerrado e um novo processo será criado. Este parâmetro tem a finalidade de evitar Locks no processo ou Lixos de Memória. Valor padrão: 100.
ResponseTimeout - Tempo máximo para que o relatório seja gerado, caso atinja o tempo máximo definido, uma exceção é gerada. Valor padrão: 60. (Unidade utilizada: segundos).
ServiceName – Nome real do serviço. Se este parâmetro não existir, o valor padrão é: SoftwellReportServer.
ServiceDisplayName – Nome de exibição do serviço. Se este parâmetro não existir, o valor padrão é: Servidor de Relatórios (Softwell Solutions).
ServicePort – Porta onde o serviço do ReportServer estará escutando. Se este parâmetro não existir, o valor padrão é: 9193.
Esta pasta contém um arquivo chamado Default.ini, este arquivo define um padrão para todos os relatórios gerados dos sistemas existentes. Caso seja necessário customizar os relatórios por cada sistema existente, é necessário criar um arquivo no padrão “sigla do sistema.ini” (Ex.: SGP.ini). No momento da geração do relatório, o Webrun buscará pelo arquivo .INI correspondente à sigla do sistema, caso não encontre, as configurações padrão do arquivo Default.ini são carregadas.
UseImagesAsResources – Se uma imagem se repetir no relatório a ser gerado, o Gerador de Relatórios aproveitará a imagem gerada anteriormente e replicará nos demais locais utilizados. Valor padrão: True.
ImageOutputFormat – Formato de saída das imagens utilizadas no relatório. Valor padrão: JPEG.
ImagePixelFormat – Densidade de Pixels da imagem utilizada no relatório. Valor padrão: 24bits.
ImageSourceDPI – Pontos por polegada utilizado na composição da imagem. Quanto maior for o valor definido neste parâmetro, mais detalhada e definida será a imagem gerada. Valor padrão: 300. (DPI – dots per inch).
Monochrome – Este parâmetro permite gerar imagens em preto e branco. Quando for “True” a(s) imagem(ens) utilizada(s) será(ão) gerada(s) em preto e branco. Valor padrão: False.
CompressionLevel – Nível de compressão utilizado para geração do relatório. Valor padrão: MaxCompress.
Os valores destacados em verde são os valores válidos para cada respectivo parâmetro.
O objetivo deste item é possibilitar que sejam gerados relatórios a partir de servidores separados. Como exemplo, Servidor Linux.
O primeiro passo é instalar o Gerador de Relatórios no servidor desejado:
Acesse o diretório ..\DVD_IMAGE\Support do DVD de Instalação do Maker 3;
Execute o instalador de relatórios e siga os passos do Assistente de Instalação;
Como padrão, será instalado na pasta ..Softwell Solutions\ReportServer\
O segundo passo é criar os Parâmetros de Configuração:
Adicione dois parâmetros:
Servidor = <host>:9193
ServidorRetorno = 1
Observações:
É utilizada a porta 9193 como padrão;
Para o Servidor de Relatórios funcionar, ele tem que estar com o Firewall desativado.
Atualmente, o servidor de relatórios trabalha apenas com o Report Builder 10.
____________________________________________________________________________
Caso este tópico não tenha comentário satisfatório, envie e-mail para documentacao@softwell.com.br